Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Hábitos para prevenir e minimizar as varizes

Postado em 30/07/2019



Assim como os vasinhos, as varizes são hereditárias, mas a falta de algumas substâncias como o colágeno e a elastina faz a parede do vaso ficar mais frágil e provoca o seu alargamento. Outros fatores como alterações hormonais, sedentarismo e obesidade podem contribuir para o surgimento de ambos.

 

1. Movimente-se!

Procure caminhar, subir escadas, andar pelo escritório e em casa ao longo do dia. O importante para evitar a dor e o inchaço é não ficar muito tempo sentado ou em pé, pois isso pode congestionar a circulação venosa das pernas e exigir que as veias trabalhem duro para levar o sangue bombeado de volta para o coração. Ao contrair os músculos das pernas, principalmente, a panturrilha, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando assim a circulação. Elevar as pernas sobre o sofá ou na cama ao final do dia também contribui para o retorno do sangue venoso.

Se for realizar viagens mais longas seja de ônibus ou de avião, procure esticar as pernas, movimentar a ponta do pé, estender a panturrilha e fazer movimentos circulares ao redor do tornozelo. Após permanecermos sentados por muito tempo, a velocidade de retorno do sangue das pernas ao coração diminui, tornando o sangue mais viscoso e passível de coagulação. Para as grávidas, é recomendável levantar a cada duas ou três horas. A grávida tem produção aumentada de fatores de coagulação. Ficar submetida ao aumento da pressão dentro da aeronave e sentada por muito tempo pode favorecer o risco de trombose e inchaço.

 

2. Alimente-se bem e mantenha o peso ideal

Adotar uma dieta saudável e combater o ganho de peso também pode minimizar o aparecimento das odiadas varizes. Uma pessoa acima do peso tem acúmulo de gordura visceral, o que exerce um aumento da pressão intra-abdominal, dificultando a circulação sanguínea. Além disso, é recomendável optar por uma alimentação abundante em fibras e líquidos para evitar a constipação intestinal. Um intestino que não funciona corretamente acarreta o aumento da pressão no interior do abdômen, causando um obstáculo a mais para o retorno do sangue que circula nas pernas. Também é importante fazer refeições a cada três horas, evitando alimentos ricos em sódio, como enlatados, salgadinhos e embutidos.

 

3. Pratique exercício físico

O sedentarismo não só não contribui em nada para a perda de peso como também influencia a circulação sanguínea. Os exercícios anaeróbicos, como os de hipertrofia muscular, aumentam a força de contração dos músculos das pernas, tornando as bombas musculares mais eficientes, enquanto os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, aumentam a atividade das mesmas. Durante o dia, deve-se tomar cuidado com o sol, que provoca vasodilatação e faz com que as pernas fiquem mais inchadas, o que pode favorecer o aparecimento das varizes e as dores.

 

4. Não exagere no salto alto

Sapatos com saltos muito altos, quando utilizados com frequência, podem contribuir para o aparecimento de varizes. Isso porque, o bombeamento de sangue depende da alternância entre contração e relaxamento muscular - durante o relaxamento, os músculos se enchem de sangue e, na contração, esse sangue é bombeado - e, em função do salto alto, os músculos das panturrilhas permanecem em constante contração. Para suavizar os efeitos de um dia cansativo sobre o salto, vale relaxar as pernas com um banho frio.

 

5. Evite fumar

O cigarro é responsável por danos à parede dos vasos sanguíneos, além de aumentar a predisposição à formação de trombos, ou seja, coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda. No caso das mulheres, evite combinar a pílula anticoncepcional com o hábito de fumar, já que essa associação aumenta ainda mais o risco de formação de coágulos.

 

O ASSIM SAÚDE se preocupa com o seu bem-estar.